Torre do Relógio da Avenida Frei Serafim
4/9/2020
Pouca gente lembra ou sabe que durante a década de 1970 a Avenida Frei Serafim tinha uma torre com um relógio muito semelhante a que se vê atualmente na Avenida Barão de Gurgueia, de frente para a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha (Zona Sul de Teresina). A semelhança é tanta que é bem provável que as duas torres tenham sido inauguradas no mesmo período.
Postal da Avenida Frei Serafim.
No centro ao fundo, a torre do relógio
(s/d / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)
A obra foi edificada em 1970 pela Prefeitura Municipal de Teresina, gestão do prefeito Haroldo Borges, nomeado pelo Ato Institucional n° 3 (1966) tendo governado por pouco tempo (Menos de um ano): de 29 de junho de 1970 até 18 de março de 1971.
A torre do relógio estava localizada próximo à Ponte Juscelino Kubitschek, que dá acesso à Avenida João XXIII e à Zona Leste da cidade. Esse local, que era considerado quase fora do perímetro urbano, tratava-se da “saída da capital piauiense” conforme palavras da própria Prefeitura em uma peça publicitária da época.
Torre do relógio
(1970 / Jornal do Piauí / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: Pedro Leal)
No filme Guru das Sete Cidades (1972) é possível ver essa torre ao fundo. Nota-se pelo vídeo abaixo seu lugar exato: um pouco depois da Automaq (Antiga loja revendedora de carros da marca Ford em Teresina) onde hoje funciona no mesmo lugar a Jelta Veículos (Concessionária da Fiat).
Atualmente se alguém passar pela Avenida Frei Serafim não verá mais o relógio. Não se sabe quando foi removido ou o porquê de sua remoção. Pelo menos por enquanto.
Trecho do filme Guru das Sete Cidades mostrando a torre do relógio.
(1972 / Canal Brasil / Acervo digital Teresina Antiga)