Unidade Polivalente Professor José Amável (Década de 1980)

18/3/2015 – Atualizado em: 22/7/2020

O surgimento das chamadas escolas/ginásios/unidades polivalentes no Brasil só foi possível devido a duas ações: a assinatura do acordo MEC-USAID (1969) e a publicação da lei 5692/71 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A estratégia era modernizar a educação nacional através de recursos financeiros externos e suprir a demanda da crescente industrialização através da profissionalização dos alunos, os quais deveriam ser capazes de realizar trabalhos específicos quando terminados os estudos representando assim uma mão-de-obra qualificada.

Durante o governo Alberto Silva (1971-1975) surgiu em Teresina uma escola nesse sentido: a Unidade Polivalente Professor José Amável (Atualmente com o nome de CETI Professor José Amável), inaugurada em 02 de setembro de 1972.

Fachada da Unidade Polivalente Professor José Amável.
(Década de 1980 / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

Edificada na Zona Leste da cidade, a escola é por muitas vezes inserida equivocadamente no bairro São João e até mesmo no bairro São Cristóvão, ambos distantes dali. Na realidade, está localizada de fato no bairro Noivos, mais especificamente na Rua Alarico Cunha.

A imagem, segundo o olhar leigo, parece ser da década de 1980 (Embora se veja uma Volkswagen Variant II cor vermelha lançada nos anos 1970, há em primeiro plano um Chevrolet Chevette modelo de 1981-82). À primeira vista se supõe que não tenha ocorrido nenhuma modificação da inauguração deste estabelecimento público, em 1972, até a provável data da fotografia uma vez que muitas escolas do Piauí da década de 1970 – e mesmo em boa parte dos anos 1980 – eram construídas com esse modelo em que aparentemente se viam os tijolos pintados de verniz.

CETI Professor José Amável em 2019.
(2019 / Google Street View / Acervo digital Teresina Antiga)

O nome da escola foi dado em homenagem a José Amável, professor de Matemática do Liceu Piauiense, dos colégios Diocesano e Sagrado Coração de Jesus, e da antiga Escola Normal. Nascido na cidade de São Bento (Maranhão), em 02 de setembro de 1885, foi por mais de vinte anos superintendente do Serviço de Meteorologia de Teresina, além de diretor da Instrução Pública e membro do Conselho de Ensino do Estado do Piauí. Aposentado em 1937 veio a falecer na capital piauiense em 1944.

Dois anos depois de sua morte, uma rua do bairro Cabral (Zona Norte) ganhou seu nome. Porém, sendo professor e tendo se dedicado ao magistério, era mais coerente que a homenagem lhe fosse dada a uma unidade de ensino. Como já foi dito, isso aconteceu apenas anos mais tarde sendo a escola inaugurada no dia e mês do seu nascimento.