Tiradentes x América-MG (1974)
19/1/2020
Realizada de 25 de agosto de 1973 até 20 de fevereiro de 1974, a 17ª edição do Campeonato Brasileiro (De 1973, na época chamado de 3º Campeonato Nacional de Clubes) contou como representante piauiense a Sociedade Esportiva Tiradentes que havia montado uma boa equipe com jogadores experientes. Dentre eles se destacaram o goleiro Toinho (Futuro campeão Brasileiro pelo São Paulo em 1977), a estrela Sima e os atletas oriundos do futebol carioca: Gerson Andreotti (Iniciou no Fluminense e foi cedido ao Tiradentes pelo River como empréstimo), Joel Maneca (Flamengo) e Caio Cambalhota (América do Rio).
Já os técnicos foram utilizados quatro durante todo o torneio: Moacir Bueno, Aureliano Beltrão, João Pereira da Silva “Mormaço” (Todos na 1ª fase) e o gaúcho Antônio Carlos Beck Mendes Ribeiro (2ª fase).
Lance da partida entre Tiradentes x América-MG.
(1974 / O Dia / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)
O Tigrão garantiu vaga no certame nacional ao eliminar River e Flamengo no Torneio Seletivo. O Amarelão da Polícia Militar, embora fundado em 1959, só havia criado seu departamento de futebol em 1972. Conseguiu se classificar para a 2ª fase e caiu em um grupo fortíssimo com Vasco da Gama, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Ceará, Bahia, Coritiba, Atlético-MG e América-MG, este último cuja partida será tratada aqui.
Sem Sima machucado, o Tiradentes enfrentou pela 3ª rodada da 2ª fase a equipe do América, de Belo Horizonte (MG). Time forte que estava 17 jogos invicto e havia batido o Vasco no Maracanã. Tinha como destaques o goleiro Neneca (Emprestado pelo Londrina), o atacante Spencer e os meias Juca Show e Pedro Omar.
Jogadores do Tiradentes tentam tirar a bola de Spencer, do América-MG.
(1974 / O Dia / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)
No entanto, quem marcou os dois gols foi o atacante Cândido. O primeiro aos 31 minutos quando Gilson do Tiradentes foi devolver a bola para o goleiro Toinho e o atacante da equipe mineira entrou no meio para só colocar no fundo das redes. Foi comemorar nas gerais do Albertão e a torcida teresinense presente arremessou de tudo no jogador.
Quatro minutos depois, o segundo do América: Eli Mendes cruza a bola na área e Cândido, do Tiradentes, falha e o outro Cândido, mais uma vez oportunista, entra no meio e faz o gol.
Antes dos gols mineiros, Caio Cambalhota havia perdido na partida três oportunidades claras que foram paradas pela ótima atuação do goleiro Neneca. O Amarelão chegou a dominar totalmente a partida no segundo tempo, mas a forte zaga mineira com Vander, Baiano e Luís Alberto não permitiu um tento sequer da equipe teresinense.
Lance da partida entre Tiradentes x América-MG.
(1974 / O Dia / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)
Vídeo mais antigo do futebol teresinense
O Arquivo Nacional gravou em 1974 um vídeo divulgando os feitos realizados no estado do Piauí pelos Governos Federal e Estadual. Uma das imagens mostra em cores lances desta partida de futebol. O locutor Cid Moreira não menciona quais equipes estão jogando, mas pelos uniformes e a tabela do certame de 1973 (Finalizado em 1974) percebe-se claramente que são as equipes do Tiradentes e do América (MG). Trata-se até o momento do vídeo mais antigo já conhecido de uma equipe de futebol de Teresina.
Entretanto, não há os gols do jogo. Provavelmente porque a intenção do Arquivo Nacional era gravar o recém-inaugurado Albertão e o público teresinense. De qualquer forma vale como registro histórico para o nosso futebol (Veja abaixo o trecho da partida retirado do vídeo do Arquivo Nacional).
Trecho da partida Tiradentes 0 x 2 América (MG)
Obs.: Originalmente não há os gols da partida todos marcados pelo jogador Cândido.
(1974 / Arquivo Nacional / Acervo digital Teresina Antiga / Voz: Cid Moreira)
Ficha técnica do jogo:
Tiradentes 0 x 2 América (MG) – (Preliminar: Botafogo-PI 2 x 2 Flamengo-PI)
Local: Estádio Governador Alberto Tavares Silva (“Albertão”) – Teresina (PI);
Data: 20 de janeiro de 1974 (Domingo à tarde). Obs.: Partida válida pelo torneio do ano anterior (1973);
Torneio: 3º Campeonato Nacional de Clubes (17º Campeonato Brasileiro de Futebol);
Árbitro: José Aldo Pereira (Federação Carioca de Futebol – Guanabara);
Auxiliares: Armindo Tavares de Pinho (Federação Pernambucana de Futebol) e Dirceu Arruda (Federação Alagoana de Futebol);
Renda: Cr$ 97.503,00;
Público: 15 mil pagantes;
Gols: Cândido (31′ e 34′);
Tiradentes: Toinho; Marinho, Gilson, Cândido e Neto; Gerson Andreotti, Joel Maneca e Juarez (Derivaldo); Neviton, Caio Cambalhota e Paraná. Técnico: Antônio Carlos Beck Mendes Ribeiro.
América: Neneca; Baiano, Luís Alberto, Vander e Luís Claudio; Pedro Omar e Juca Show; Eli Mendes, Spencer (Edson), Cândido e Tião (Dirceu). Técnico: João Lacerda Filho “Barbatana”.