O maior público futebolístico do Estádio Albertão (1983)

16/5/2015 – Atualizado em 24/10/2015

Já foi abordado aqui um dossiê sobre as partidas do Tiradentes diante do Corinthians na Taça de Ouro 1983. Também foi dito que nesta mesma competição a equipe teresinense obteve a façanha de passar para a segunda fase. Caiu, porém, em um grupo complicado com Flamengo (RJ), Palmeiras (SP) e Americano (RJ) que culminou em sua eliminação.

Logo na estreia do grupo M o Tiradentes enfrentaria o Flamengo, na época bi-campeão Brasileiro e defensor do título de campeão do torneio no ano anterior (1982). O time carioca tinha um dos melhores planteis do país com nomes conhecidíssimos do público como o goleiro Raul Plassmann e os meias Júnior e Zico, que disputaram a Copa do Mundo na Espanha, em 1982. Praticamente este Flamengo conquistou tudo no ano de 1981: o Campeonato Carioca, a Taça Libertadores e o Mundial Interclubes no Japão.

Equipe do Tiradentes no gramado do Albertão para a partida contra o Flamengo (RJ) na segunda fase da Taça de Ouro 1983.
Em pé: O preparador físico Barbosa, Batista, Waldinar, Baiano, Wagner, Zuega e Walter Piauí.
Agachados: O massagista Luís Ramalho, Joniel, Flávio, Durval, Hélio Rocha e Luís
(1983 / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

Disputada às 17 horas de um domingo 13 de março, data da Batalha do Jenipapo, tornou-se histórica por ter a maior lotação do estádio Albertão em uma partida de futebol. Mais de 60 mil torcedores foram ver Zico e companhia. Mesmo com Batista no gol (Regressou no jogo contra o CSA, no Albertão, pela primeira fase), já recuperado de uma fratura no dedo, o Tiradentes não conseguiu repetir as vitórias contra Corinthians e Fluminense na primeira fase e perdeu de 3 a 1 para o rubro-negro carioca.

Mas, a equipe teresinense não vendeu fácil a derrota. A marcação foi dura nos jogadores do Flamengo. Tanto que Zico, que havia marcado dois gols nesse dia, saiu do Albertão machucado após uma entrada forte de Durval.

Equipe do Flamengo (RJ) no gramado do Albertão para a partida contra o Tiradentes na segunda fase da Taça de Ouro 1983.
Em pé: Marinho, Leandro, Raul Plassmann, Ademar, Andrade e Júnior.
Agachados: Robertinho, Adílio, Baltazar, Zico e Lico.
(1983 / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

O público total foi de mais ou menos 65 mil, a lotação máxima do estádio. Porém, oficialmente foram 61.271 espectadores pagantes, o que leva a crer que mais ou menos 3.729 pessoas não pagaram pelo ingresso.

A partida Tiradentes x Flamengo carioca, em 1983, foi por um tempo o maior público absoluto do Albertão. Mas isso mudou em dezembro de 1984 quando o grupo musical infantil Turma do Balão Mágico veio a Teresina e o local alcançou inimagináveis 70 mil pessoas (65 mil nas arquibancadas e mais 5 mil no gramado). Nenhum outro evento até hoje superou em público no estádio o show de Simony, Tob, Mike e Jairzinho promovido pelo Grupo Claudino.

Panorâmica do Estádio Albertão durante a partida Tiradentes x Flamengo (RJ) pela segunda fase da Taça de Ouro 1983.
(13 de março de 1983 / Acervo digital do IBGE / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

Já as imagens em movimento do jogo existem, porém são péssimas, desfocadas e tremidas, provavelmente geradas ou pela TV Clube (A única existente no Piauí até 1985) ou pela antiga Federação Piauiense de Desportos. Os gols foram exibidos no programa Os gols do Fantástico (TV Globo), no mesmo dia da partida, na voz de Fernando Vanucci.

Gols da partida Tiradentes 1 x 3 Flamengo (RJ).
(13 de março de 1983 / TV Globo / Exibido originalmente no programa “Gols do Fantástico”)

Ficha técnica do jogo:
Tiradentes 1 x 3 Flamengo (RJ);
Local:
Estádio Governador Alberto Tavares Silva (“Albertão”) – Teresina (PI);
Data: 13 de março de 1983;
Torneio: Taça de Ouro 1983 (27º Campeonato Brasileiro de Futebol);
Árbitro: Tito Rodrigues (Federação Paranaense de Futebol);
Auxiliares: Dirceu Marques (Federação Paranaense de Futebol) e Alceu Conerado (Federação Paranaense de Futebol);
Renda: Cr$ 19.981.950,00;
Público: 61.271 pagantes;
Gols: Zico aos 28′ e aos 55′; Flávio aos 57′; Andrade aos 78′;
Tiradentes: Batista; Wagner, Baiano, Valdinar e Walter Piauí; Durval (Etevaldo), Joniel e Hélio Rocha; Luís Sérgio, Flávio e Zuega. Técnico: Alberino de Paula.
Flamengo: Raul Plassmann; Marinho, Leandro (Cocada) e Ademar; Júnior, Adílio, Zico (Vítor) e Andrade; Robertinho, Baltazar e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani.