Lançamento do Opala em Teresina (1968)

16/10/2020

No dia 23 de novembro de 1968 foi apresentado no então Salão do Automóvel do Ibirapuera, em São Paulo, aquele que foi o primeiro carro de passeio da General Motors fabricado no Brasil: o Chevrolet Opala DeLuxo 3800.

Pouca gente sabe, mas a denominação “opala” surgiu da mescla das palavras opel (Devido à inspiração com a carroceria dos modelos alemães Opel Rekord e Commodore) e impala (Por causa da mecânica semelhante a do Chevrolet Impala) e foi a escolhida dentre 800 sugestões. Curiosamente, o termo faz referência à opala, pedra preciosa muito comum no município de Pedro II (Localizado no norte do Piauí próximo ao Ceará), embora não tenha sido essa a intenção.

Flagrante do lançamento do Opala em Teresina na firma Pedro Machado S.A.
Destaque para o carro no centro da fotografia.
(1968 / Jornal do Piauí / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d) 

O sucesso se deu em grande parte pelo design inovador. Chamou a atenção as proporções da grade dianteira, as linhas de cintura, as rodas e frisos cromados, o conforto que proporcionava à época, e as versões Standard e DeLuxo em 4 e 6 cilindros com potência de 80 e 125 HP. Ajudou bastante a publicidade em torno do automóvel que contou com propagandas do jogador de futebol Rivelino e da atriz Tônia Carrero.

Flagrante do lançamento do Opala em Teresina na firma Pedro Machado S.A. 
(1968 / Jornal do Piauí / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

Em Teresina, o Opala foi lançado pouco mais de um mês depois, exatamente em 25 de dezembro de 1968. Em grande festa na noite de Natal, a filial teresinense da firma parnaibana Pedro Machado S.A. (Nota 1) apresentou o carro em concorrido ato no salão da loja, que estava também remodelando suas instalações no prédio da Praça Rio Branco (O Edifício Machado, no Centro da cidade).

Opala DeLuxo 3800.
(1968 / Jornal do Piauí / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

Estavam presentes no lançamento o governador do estado Helvídio Nunes, o vice João Clímaco D’Almeida (“Joqueira”), Jofre do Rego Castelo Branco (Prefeito de Teresina), Jesus Elias Tajra (Comerciante e diretor da Rádio Pioneira), Edilson Carvalho (Da Pedro Machado S.A.), Lourival Veiga (Diretor-gerente da Pedro Machado S.A.) e o próprio Pedro Machado de Moraes (Dono da Pedro Machado S.A.) que havia vindo especialmente de Parnaíba trazendo grande comitiva para a festa. Também deram as caras no movimentado evento os cronistas sociais Paulo José e Elvira Raulino, Ana Aurora Aragão (Miss Piauí 1968), Sylvia (Miss Piauí Mirim), Patrícia (Neta de Lourival Veiga) e demais membros da imprensa e da high society teresinense.

Publicidade do Opala 70 em Teresina na firma Pedro Machado S.A.
(1970 / Jornal do Piauí / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

Embora lançado em 1968, a linha era de 1969 conforme era possível ver nos comerciais veiculados. Para a Copa do Mundo de 1970 o carro estava mais uma vez à venda na Pedro Machado S.A através do modelo Opala 70, mas sem a festa e a pompa do lançamento feito dois anos antes.

Até hoje é reverenciado pelos amantes de carros e é considerado cult principalmente entre colecionadores. Os últimos modelos foram produzidos em 1992 encerrando uma longa trajetória com sinônimo de qualidade e saudosismo.

Nota:

(1) A firma Pedro Machado S.A. tinha como matriz a cidade de Parnaíba com endereço na Avenida Presidente Vargas. Seu dono, Pedro Machado de Moraes, faleceu com incríveis 102 anos! Era da família Moraes que até hoje possui grande alcance na política e comércio da cidade nortista. Atualmente as lojas em Parnaíba e Teresina já não existem mais.