Cruzamento de ruas 

18/3/2015

Nossa cidade guarda muitas relíquias, curiosidades e surpresas. Foi possível encontrar essas três coisas ao mesmo tempo ao se deparar com a imagem abaixo.

Cruzamento de ruas no Centro da cidade
(s/d / Casa da Cultura/Acervo digital Teresina Antiga / Autor: n/d)

Trata-se de um cruzamento de ruas na antiga Teresina. Tal foto permaneceu intrigante por muito tempo, tanto que ela constava no acervo digital com o nome de “Uma rua não identificada do Centro de Teresina“. Nem mesmo na Casa da Cultura, local onde foi recolhida a imagem, souberam informar onde fica tal lugar.

A primeira coisa ao identificar imagens antigas é visualizar o entorno. Porém, mesmo com muitos elementos ao redor, não sabia onde exatamente era o local.

O nome “Paysandú” em uma das casas ajudou, mas não muito, pois há várias ruas que a “cortam”. O número do estabelecimento “Casa…Campelo“, embora visível na imagem, foi insuficiente, pois a numeração das casas no Centro mudou nas décadas seguintes. Tampouco colaboraram os estabelecimentos (“Casa…Campelo” e “Bon Marché“), pois os mesmos, quando propagandeados, só informavam o logradouro na rua Paissandú.

Mas eis que um dia aparece uma propaganda diferente do Bon Marché no Almanaque da Parnaíba de 1934. Lá consta a foto da edificação e o significado das iniciais “E.J.T.&C.” grafadas na fachada: ELIAS JOÃO TAJRA & C. (O “C” deve ser de “Companhia”).

ELIAS JOÃO TAJRA & C. – Bon Marché
(1934 / Almanaque da Parnaíba / Acervo digital Teresina Antiga)

A loja foi fundada em 1906, mesmo ano da chegada ao Brasil do sírio Elias João Tajra com a idade de 18 anos. Como a própria propaganda descreve, a loja trabalhava no ramo de “tecidos e miudezas nacionais e estrangeiros“, importando (Da Síria, talvez!) e exportando seus produtos (Basicamente artigos de armarinho). Consta que comercializava para a clientela de Teresina no varejo, e para os clientes do interior no atacado (Na época dizia-se “a grosso”, expressão em desuso atualmente). Elias João Tajra também possuía um estabelecimento chamado Casa Damasco localizado na rua Riachuelo, em frente ao Mercado Central.

Juntando o achado com a leitura da história da influência dos Tajra em Teresina (Nota 1) ficou fácil descobrir onde é o cruzamento de tais ruas: trata-se das ruas Paissandú e Rui Barbosa. Pelas características (Calçamento das ruas e ausência das torres da Igreja do Amparo ao fundo, inseridas durante o centenário da cidade nos anos 1950), é muito provável que a imagem seja da década de 1940.

Interessante notar que duas mulheres chegam a posar para câmera, além da presença de uma carroça na rua Rui Barbosa e dos antigos postes de iluminação da nossa capital.

Indo ao cruzamento destas ruas tirar uma foto e para a surpresa lá estava a fachada da ELIAS JOÃO TAJRA & C., com algumas poucas adaptações (O estabelecimento aparenta ter sido dividido em outros mais). Ao contrário dos outros imóveis visíveis na imagem antiga, é incrível como ela conseguiu sobreviver ao tempo e à desenfreada e louca especulação imobiliária e comercial do Centro de Teresina a qual é uma das responsáveis pela destruição e descaracterização de imóveis antigos e históricos da cidade.

Vista do cruzamento das Ruas Paissandú e Rui Barbosa em março de 2015
Acervo digital Teresina Antiga

Nota:

(1) Para se ter uma ideia, o filho de Elias João Tajra, Jesus Elias Tajra, dirigiu, posteriormente, a Rádio Pioneira AM, obteve cargos na administração pública da cidade e do estado, e uma emissora de TV em 1986. Seu irmão, José Elias Tajra, adquiriu também uma emissora de TV em 1988.