Confrontos internacionais dos clubes teresinenses

4/2/2025

1. Amistosos internacionais (1965)

As primeiras partidas de times do futebol teresinense contra equipes estrangeiras remontam à década de 1960 quando clubes da então Guiana Holandesa ou Colônia do Suriname (Atual República do Suriname) vieram jogar na capital piauiense.

Uma formação de 1962 do Sport Vereniging Transvaal, de Paramaribo (Guiana Holandesa, hoje Suriname). Marcados com números os que estiveram presentes nas partidas amistosas em Teresina: (1) o goleiro Emile Barron, (2) Enser, (3) Baba Karsters, (4) Armand Sahadewsing, (5) Doug Douglas, (6) R. Kortram e (7) Jules Lagadeau.

Não era novidade o confronto de times brasileiros com clubes do país sul-americano que joga pela Concacaf (A Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). Em fevereiro de 1936, uma seleção do Suriname foi ao estado do Pará jogar contra Remo e Paysandú. Em dezembro de 1940, o Remo de Belém do Pará atuou em solo surinamês diante de equipes como Marienburg, Arsenal de Paramaribo, a Seleção do Suriname e um combinado de jogadores da comuna Saint-Laurent-du-Maroni (Guiana Francesa). Na década de 1960 e 1970, clubes do Suriname enfrentaram equipes brasileiras como Naútico, Sport Recife, Santa Cruz, Vasco da Gama, Olaria, Botafogo, Flamengo e Santos.
 
Outra prova da ligação dos dois países é a presença de atletas surinameses jogando no Brasil como August Ferdnand Lagadeau (Em clubes de Santa Catarina e também veio atuar, em 1965, contra o Esporte Clube Flamengo, em Teresina) e Andre Kamperveen (Jogador que dá nome ao principal estádio de futebol do Suriname - o Andre Kamperveen Stadion, anteriormente chamado Suriname Stadion. Consta que atuou no Paysandu de Belém do Pará na década de 1940).

Coube ao Esporte Clube Flamengo a proeza da primeira partida internacional de uma equipe teresinense e de todo o Piauí (Nota 1). Aconteceu em um domingo, dia 28 de março de 1965, no estádio Lindolfo Monteiro. O rival era o Sport Vereniging Transvaal (Tradução: Associação Desportiva Transvaal), fundado em 1921 na cidade de Paramaribo.

Arbitrado por Artur Bras (Dos quadros da Federação Piauiense de Desportos), o bom público presente viu logo aos 5 minutos o gol de Sing, do Transvaal. Só aos 35 minutos do 2° tempo (80 minutos no tempo agregado) é que o Flamengo empatou de pênalti com Salvador terminando assim o confronto.

Dois dias depois (30 de março de 1965), o mesmo Transvaal enfrentaria o River Atlético Clube ganhando por 1 a 0 no estádio Lindolfo Monteiro.

Dos jogadores do clube da Guiana Holandesa que vieram a Teresina nessas duas partidas, se destacaram o lendário goleiro Ewald Emile Barron (Vencedor de 9 campeonatos nacionais e levou o Transvaal à final da Copa dos Campeões da Concacaf em 1968 e ao título desse torneio em 1973) e Armand Sahadewsing, melhor jogador surinamês de 1965 o que lhe rendeu contratação ao futebol holandês. Era algo comum atletas do país irem à Holanda e se naturalizarem vide os jogadores Edgar Davids, Clarence Seedorf e Aron Winter).

2. Amistoso internacional 1970  

O Transvaal do Suriname retornaria a Teresina em 1970 para, mais uma vez, enfrentar um adversário do futebol teresinense, que seria o River Atlético Clube. A equipe estrangeira chegou à capital através de São Luís (Maranhão), onde perdeu duas partidas para o Sampaio Corrêa e empatou uma com o Ferroviário. Sua vinda ao Brasil foi patrocinada pelo empresário maranhense Francisco Meireles. A partida em questão ocorreu em maio de 1970. Outra vez no estádio Lindolfo Monteiro. Mas, ao contrário de cinco anos atrás, o River venceu fácil com três gols a zero.

3. Torneio Internacional Governador Dirceu Arcoverde 1978 

De 8 a 18 de março de 1978 aconteceu o Torneio Quadrangular Internacional Governador Dirceu Arcoverde reunindo as equipes piauienses do River, Flamengo e Piauí, além de uma novidade: o empresário mineiro Pedro Nascimento patrocinou o evento trazendo à capital piauiense uma Seleção de Novos do Uruguai ("Novos", pois era assim que, na época, chamavam os jogadores sub-23).

Além da seleção uruguaia, a competição trouxe dois tricampeões da Copa do Mundo de 1970, no México: o zagueiro central Brito, que vestiu a camisa 3 do River na final contra o Flamengo; e o goleiro Félix que defendeu o gol do Piauí na derrota por 2 a 1 diante do Flamengo.

A jovem Seleção do Uruguai perdeu os dois jogos contra os times de Teresina, no Estádio Albertão (Não jogou contra o Piauí Esporte Clube). O River Atlético Clube venceu por 1 a 0 os uruguaios com gol de Sima, em 8 de março. Três dias depois, em 11 de março, o Esporte Clube Flamengo venceu por 3 a 2, um placar apertado embora estivesse ganhando por 2 a 0 no primeiro tempo.

O Torneio Dirceu Arcoverde terminou com um Rivengo decidido nos pênaltis com vitória rubro-negra.

4. Taça Brong William 2008 

A Taça Brong William ocorreu em 2008 quando o Esporte Clube Flamengo foi convidado a uma excursão ao Suriname (Recebeu uma boa quantidade de dinheiro por isso) após mais de 40 anos de seu confronto contra o Transvaal na década de 1960.

Embora tenha acontecido em plena era da internet, esse é um dos torneios com escassas informações, sem contar de um erro repetido por muita gente.

As equipes participantes foram todas do Suriname: a Seleção de Futebol do Suriname (O Flamengo fez duas partidas: uma com empate sem gols e outra onde venceu por 2 a 0); o Inter Moengotapoe (Flamengo venceu por 2 a 1); e o Groningen.

E aqui recai o erro de achar que o Groningen que atuou foi o da Holanda. Foi, na realidade, o Sport Vereniging Groningen, da cidade de Groningen, no Suriname (Muito próxima à capital Paramaribo). Mesmo o rubro-negro teresinense tendo perdido por 3 a 0, ainda se sagrou campeão do torneio.

ALGUMAS PARTIDAS (FICHAS)

ESPORTE CLUBE FLAMENGO 1 X 1 SPORT VERENIGING TRANSVAAL (SURINAME)
Tipo: Amistoso (Obs.: Primeira partida internacional de um clube do Piauí);
Data: 28/03/1965 (domingo);
Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina);
Arbitro: Artur Bras (Federação Piauiense de Desportos);
Auxiliares: Antonio Oliveira (Federação Piauiense de Desportos) e Renato Barreto (Federação Piauiense de Desportos);
Renda: ?.
Gols: Sing aos 5'  e Salvador aos 80' (35' do 2° tempo).
E.C. Flamengo: Chiquinho; Maneca, Jonas, Matintin e Ronaib; Zezinho (Maçarico) e Cirineu; Mariano, Mano, Paulinho (Barbosa) e Salvador.
S.V. Transvaal: Emile Barron; Baba Karsters, Armand Sahadewsing, Enser e Doug Douglas; Humbert Boerleider e Sing; Reumer, August Lagadeau, R. Kortram (Eiquera) e Jules Lagadeau.


RIVER ATÉTICO CLUBE 1 X 0 SELEÇÃO DO URUGUAI DE NOVOS
Tipo: Torneio Quadrangular Internacional Governador Dirceu Arcoverde;
Data: 08/03/1978 (quarta-feira);
Local: Estádio Albertão (Teresina);
Arbitro: Valdimir Soares da Silva (Federação Piauiense de Desportos);
Auxiliares: ?.
Renda: Cr$ 223.283,00 com 13.154 pagantes.
Gol: Sima aos 58' (13' do 2° tempo).
River A.C.: Santos (Paulo Figueiredo); Vidal (Joca), Cláudio, Clayton e Zé Lima; Meinha, Nunes e Sima; Galdino (Edmar), Jorginho e Derivaldo.
Uruguai: Doldán; Bueno (Moreno), Lustanan (Lopez), Quintero e Rodríguez; Mario Saralegui (Pancete), Ribas e Ramírez; Dos Santos, Gutiérrez e Caballero (Lorenzo).

Notas

(1)
 Ao que tudo indica, embora os primeiros vestígios do futebol tenham sido na cidade de Parnaíba, em 1905, não consta até o momento a existência de partidas contra clubes estrangeiros antes de 1965 nessa nortenha urbe do Piauí.